Física

Física

Aprender Física é muito mais do que decorar fórmulas. Aprender Física é compreender o funcionamento da Natureza, capacitando-se a agir de forma responsável sobre ela. Essa ideia vem fazendo parte das novas avaliações propostas pelo ENEM.

Para ajudar você a atingir seus objetivos, preparamos um curso na medida certa para a realização dos seus sonhos!

CARGA HORÁRIA: 120 horas

Nosso curso tem elevada carga horária. Acreditamos que somente dessa forma um vestibulando possa realmente adquirir tanto o CONTEÚDO BÁSICO, quanto os conteúdos mais SOFISTICADOS que podem realmente fazer a diferença na sua aprovação.

Apresentação

HABILIDADES A DESENVOLVER, SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

I – Representação e Comunicação

• Compreender enunciados que envolvam códigos e símbolos físicos. Compreender manuais de instalação e utilização de aparelhos.

• Utilizar e compreender tabelas, gráficos e relações matemáticas gráficas para a expressão do saber físico. Ser capaz de discriminar e traduzir as linguagens matemática e discursiva entre si.

• Expressar-se corretamente utilizando a linguagem física adequada e elementos de sua representação simbólica. Apresentar de forma clara e objetiva o conhecimento apreendido, através de tal linguagem.

• Conhecer fontes de informações e formas de obter informações relevantes, sabendo interpretar notícias científicas.

• Elaborar sínteses ou esquemas estruturados dos temas físicos trabalhados.

II – Investigação e Compreensão

• Desenvolver a capacidade de investigação física. Classificar, organizar, sistematizar. Identificar regularidades. Observar, estimar ordens de grandeza, compreender o conceito de medir, fazer hipóteses, testas.

• Conhecer e utilizar conceitos físicos. Relacionar grandezas, quantificar, identificar parâmetros relevantes. Compreender e utilizar leis e teorias físicas.

• Compreender a Física presente no mundo vivencial e nos equipamentos e procedimentos tecnológicos. Descobrir o “como funciona” de aparelhos.

• Construir e investigar situações-problema, identificar a situação física, utilizar modelos físicos, generalizar de uma a outra situação, prever, avaliar, analisar previsões.

• Articular o conhecimento físico com conhecimentos de outras áreas do saber científico.

III – Contextualização Sócio-Cultural • Reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relações com o contexto cultural, social, político e econômico.

• Reconhecer o papel da Física no sistema produtivo, compreendendo a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução do conhecimento científico.

• Dimensionar a capacidade crescente do homem propiciada pela tecnologia.

• Estabelecer relações entre o conhecimento físico e outras formas de expressão da cultura humana.

• Ser capaz de emitir juízos de valor em relação a situações sociais que envolvam aspectos físicos e/ou tecnológicos relevantes.

HABILIDADES GERAIS PARA A FÍSICA, SEGUNDO O PROJETO PEDAGÓGICO

• .Reconhecer as teorias da Física como um empreendimento social, inserido no processo histórico.

• .Compreender as teorias como representações da natureza, baseadas na experimentação e abstração, não constituindo verdades, mas modelos para nos aproximarmos da realidade.

• .Correlacionar modelos explicativos de fenômenos físicos com sistemas tecnológicos e naturais.

• .Analisar, argumentar e estabelecer posicionamento crítico e reflexivo sobre o conhecimento físico, articulado com conhecimentos de outras áreas do saber.

• .Desenvolver atividades experimentais com autonomia, perseverança, curiosidade científica e reflexão cooperativa.

• .Estabelecer correlação entre experimento e fenômeno.

• .Interpretar e criticar resultados. a partir de experimentos e demonstrações.

• .Pesquisar, selecionar e organizar informações. estabelecendo relações pelas regularidades.

• .Reconhecer o significado das grandezas físicas e das relações estabelecidas entre elas.

• .Diferenciar e reconhecer as representações simbólicas algébricas e gráficas, dos diferentes conceitos.

• .Utilizar a linguagem científica como ferramenta para reflexão e comunicação oral ou escrita.

• .Ler, interpretar e produzir diferentes formas de comunicação científica, tais como; relatos, resumos, conclusões, tabelas, gráficos, representações matemáticas e esquemas.

• .Representar, comparar e avaliar adequadamente medidas.

• .Utilizar instrumentos de medição e de cálculo.

• .Resolver situação-problema, formulando hipóteses, prevendo resultado, elaborando e executando estratégias de enfrentamento das questões e interpretando resultados.

• .Utilizar a representação matemática das leis físicas como instrumento de análise e predição das relações entre grandezas e conceitos.

• .Compreender os modelos explicativos da origem, evolução e constituição do Universo, interpretando fenômenos e relacionando os diferentes elementos envolvidos.

• .Reconhecer as diferentes fontes e formas da energia e os processos de transformação. • .Identificar, classificar e descrever movimentos, associado às causas e interações que lhes dão origem, e suas variações. • .Compreender e aplicar as leis de conservação. .Interpretar e diferenciar as concepções clássica e moderna dos movimentos.

WhatsApp Chama no WhatsApp